Thursday, September 29, 2016

5.

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."
Esta frase tem um sentido que se aplica em vários aspectos de nossa vida. Pode-se aplicar, por exemplo, à posse de algum objeto ou bem; também pode ser usado em caso de relacionamento humano. Vamos olhar brevemente as duas opções.

Como gostar pode ser a melhor maneira de ter? Apenas gostar de um objeto sem o possuir tem alguns pontos atraentes. Por exemplo, não custa nada. Claro, o objeto em questão não é seu, mas os sonhos divagados são uma excelência. Não custando nada, temos então a possibilidade de “ter” qualquer versão do objeto com apenas o mudo de um pensamento. A liberdade de ter uma coisa e então outra é ilimitada. De uma forma mais concreta, pode-se dizer também que esta frase indica que é melhor gostar antes de ter, em vez de ter para gostar. Isto nos leva à segunda parte da frase.

Muitas vezes, compramos coisas sem pensar, sem considerar alternativas, e sem nos perguntar a respeito da necessidade da compra. Muitas vezes arrependemos compras feitas, e então temos que enfrentar o fato que ter é a pior maneira de gostar. É difícil e chato, aprender a gostar de alguma coisa apenas porque estamos na situação. Supomos que haja na mesa uma sopa que não gostamos. Se não tiver mais nada para comer, então poderemos aprender a gostar da sopa. Mas não seria muito melhor se houvesse lá nossa sopa preferida? Assim, é ruim gostar por ter, mas é incrível ter por gostar.
Assim é com relacionamentos. O triste fato é que muitas pessoas se envolvem em relacionamentos por motivos além de gostar daquela pessoa. Alguém pode aprender a gostar por estarem juntos, mas é mil vezes melhor – infinitamente melhor – gostar de alguém, e então ter aquela pessoa por gostar dela.

Histórias e citações muitas vezes nos oferecem lições de grande valor que podem ser aplicadas em nossa vida. Qual é a lição aqui então? Bem, uma delas pode ser a seguinte: não compre algo de que não gosta. Não fique com alguém que não quer. Parece fácil? Duvido que nunca quebrou uma dessas regras. 

No comments:

Post a Comment